Dinâmica da Caneta e Barbante.
Quando se trata de integração e companheirismo, a Dinâmica da Caneta é uma excelente ferramenta para unir uma equipe e disseminar valores positivos em relação à sinergia e intercolaboração nas demandas diárias que os profissionais realizam juntos. Embora seja muito simples, esse exercício fomenta o trabalho em equipe e a junção de conhecimentos, ideias e experiências, sempre visando o alcance efetivo dos resultados.
Essa atividade também colabora para que os colaboradores desenvolvam uma visão sistêmica sobre o seu trabalho e o trabalho dos colegas. Vamos ver, então, como aplicar a Dinâmica da Caneta para incentivar o desenvolvimento de competências de liderança, trabalho em equipe, também, possibilitar que os funcionários possam exercitar a criatividade, o companheirismo, a interatividade, a sinergia em grupo e a capacidade de cooperação.
Como fazer a Dinâmica da Caneta
Objetivo: a intenção principal da dinâmica é propor um desafio para a equipe e levá-la, por meio da colaboração conjunta, a solucionar o problema usando suas habilidades individuais e coletivas.
Materiais necessários: canetas, rolo grande de barbante, tesoura e garrafas pet.
Local: deve ser escolhida uma sala climatizada ou ambiente externo, com espaço suficiente para os grupos se dividirem e as pessoas se locomoverem.
Orientações para realizar a Dinâmica da Caneta
Veja o passo a passo para realizar a Dinâmica da Caneta.
-
Separe dois grupos com quantidades iguais de pessoas.
-
Corte tiras de barbante de acordo com o número de participantes (mais ou menos 2 metros de cada pedaço de corda).
-
Amarre uma das pontas de todos os barbantes, unindo-os em um mesmo ponto.
-
Coloque uma caneta amarrada na junção de todos eles.
-
Na sequência, as garrafas pet devem ser colocadas no chão, pois serão os alvos dos grupos. Para evitar que as garrafas sejam derrubadas facilmente, é interessante preenchê-las até a metade com água ou areia.
Objetivo do desafio
Cada grupo deve desenvolver uma estratégia para colocar a caneta dentro da garrafa pet. Para isso, o condutor da dinâmica precisa apresentar as seguintes normas:
-
Os barbantes devem ser esticados, ou seja, todos devem usar seu pedaço para ajudar a conquistar a meta.
-
As mãos devem estar sempre juntas ao corpo, que será usado para fazer os movimentos.
-
Se um participante descumprir as regras, será eliminado automaticamente da dinâmica.
O grupo que conseguir ser mais rápido, unido, inteligente e estratégico para colocar a caneta na garrafa, antes do outro, será o vencedor. A intenção é que todos participem da brincadeira e colaborem para que a equipe saia vencedora.
Vídeo Sobre a Atividade:
Nenhum comentário:
Postar um comentário