Essa
divertida brincadeira entretém, ajuda a socializar e também desenvolve a
coordenação motora da garotada
As crianças amarram as pontas de uma tira de elástico de aproximadamente três metros de comprimento.
Há casos em que as crianças improvisam esse "instrumento" da brincadeira com meias-calças.
Duas crianças, distantes três metros uma da outra, colocam o elástico ao redor de suas pernas, formando um retângulo.
O terceiro participante se posiciona ao lado do elástico esticado e pula no vão do retângulo, com uma ou duas pernas.
Os pulos são alternados de acordo com sequência estipulada pelos participantes e também de acordo com a movimentação do elástico, que sobe, desce e cruza.
Uma canção, ou até mesmo o cantar de uma palavra, dividida sílaba por sílaba, pode determinar os movimentos de quem pula.
É curioso que nomes de comida são populares na brincadeira de elástico.
Bicicleta, estrelinha, laranjinha, ceuzinho, capoeira, espaguete, chocolate e raspadinha são alguns dos nomes da brincadeira.
Como jogar
Número de participantes: 3 ou mais
Material: 2 metros de elástico de costura
1. As duas crianças que vão segurar o elástico ficam em pé, frente a frente. O elástico fica na altura do tornozelo.
2. O participante da vez faz uma sequência de saltos: pula para dentro, em cima e para fora do elástico. O objetivo é completar a tarefa sem tropeçar.
3. Se ele fizer tudo direitinho, o elástico sobe – depois dos tornozelos, vai para os joelhos, coxas, quadril... E se a altura das crianças for diferente, é só fazer alguns ajustes.
4. Quando um dos participantes erra, é a vez de outro começar a brincar. Ganha quem fizer mais saltos.
Outro tipo de regra de brincadeira de pular elástico
Formação: implemento um elástico, em forma de uma grande liga. Duas crianças entram no elástico e o conservam estirado, na altura dos tornozelos, pernas afastadas (elásticos em linhas paralelas).
Uma criança pula sobre o elástico distendido, realizando uma série de provas.
Prova I - pular no lado 1, ficando com um pé dentro do paralelo e o outro fora: b) pular no lado 2, ficando com um pé dentro e o outro fora.
Prova II - pular, pisando um pé sobre o elástico (lado 1) e o outro fora (lado 20; b) pular, pisando um pé sobre o elástico (lado 2) e o outro pé fora (lado 1).
Prova III - “Triângulo”- o jogador que é o pulador toma lugar num dos lados, segurando o elástico com as duas pernas: pula, deixando só uma perna prendendo o elástico com as duas pernas: b) repete o mesmo movimento com o outro pé.
Prova IV - “Dois triângulos”- pular, levando o elástico do lado 2 para frente (lado 1) com um pé, trazendo no calcanhar do outro pé o elástico do lado 1 para o 2.
Prova V - “Xis” - a partir do lado 1, pular, colocando um ponto inicial: b) a partir do lado 1, pular, com os dois pés juntos de cada lado do “Xis” e saltar fora para o lado. 2: repetir o mesmo tipo de pulo, voltando ao lado 1.
Referencias Pesquisadas:
Site: Secretaria de Educação do Estado do Paraná, “Pular Elástico”, disponível em: <http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=258>, acesso dia: 28 de setembro de 2020.
Site: Ana Maria, “Brincadeiras de rua: Pular elástico”, disponível em: <https://anamaria.uol.com.br/noticias/acervo/brincadeiras-de-rua-pular-elastico.phtml> , acesso dia 28 de setembro de 2020.
Site:
Mapa do Brincar, “Elástico”, disponível em: <https://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/elastico/>
, acesso dia 28 de setembro de 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário