A Brincadeira de Corrida de Tampinhas.
Brincadeira de Corrida de Tampinhas.
Parte Prática:
A Corrida da Tampinha permite a participação de até 4 jogadores. Seu objetivo é concluir, em primeiro lugar, um circuito composto por retas, curvas e alguns obstáculos, como em uma corrida de carros. Para isso desenha-se no chão (com giz ou pedra de gesso) um circuito conforme a criatividade dos próprios jogadores. Seus “carros” são feitos de fichas de refrigerante de metal ou de plástico. Cada jogador tem direito a 3 petelecos por jogada, passando a vez em seguida. Sendo que a tampinha não pode virar e nem sair da pista, senão perde uma vez e retorna de onde ela saiu. Ganha quem chegar em primeiro lugar.
Comentando a brincadeira:
É uma brincadeira de rua que pode ser adaptada para escola, apesar das limitações com o piso, dá uma ótima aula com seus alunos. Serve para qualquer idade e possui baixo custo (só precisa de tampinhas e giz). Nela trabalhamos coordenação motora, mira e estratégia.
Dicas do professor:
Dica 1: Construa vários obstáculos, como túneis, rampas, depressões, retas e curvas larga/estreitas e deixe a brincadeira mais interessante, porém alguns desses obstáculos são mais fáceis de ser construídos se a pista for na areia. Para o caso de pisos de cimento, devemos fazer algumas adaptações, por exemplo, túneis podem ser feitos de cano PVC cortado longitudinalmente, as rampas de pedaços de madeira etc.
Dica 2: Mesmo com piso de cimento dá pra fazer boas pistas só com giz. Procure variar o percurso entre retas e curvas, podendo ser mais abertas ou fechadas e não se esqueça da linha de partida/chegada.
Algumas regras úteis:
1. Cada jogador tem direito a 3 petelecos;
2. Se a tampinha virar ou sair da pista perde uma vez e retorna de onde saiu;
3. Se a tampinha ficar em cima da linha, ela continua dentro da corrida normalmente.
Referencia Pesquisada:
Site: Jogo do Brincar, Corrida de Tampinha, Disponível em: <https://jogodobrincar.com/corrida-de-tampinha/>; acesso dia 19 de Setembro de 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário